Uma família de três elementos foi realojada este sábado, por precaução, devido a uma derrocada ocorrida perto da residência, na freguesia do Curral das Freiras, na sequência do mau tempo que afetou a costa sul e regiões montanhosas da Madeira.
"A derrocada não provocou danos na casa, nem há feridos a registar", disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Leonel Silva, explicando que a família, composta por três adultos, foi realojada em casa de familiares por precaução.
De acordo com o autarca, a derrocada, que ocorreu durante a tarde, bloqueou a estrada no sítio da Fajã dos Cardos e também a ribeira, que, por isso, transbordou.
A freguesia do Curral das Freiras localiza-se no interior do concelho de Câmara de Lobos, que é contíguo ao Funchal a oeste.
A operação de limpeza e desobstrução da estrada ficou concluída cerca das 18h30, tendo mobilizado uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos e funcionários de uma empresa de construção civil da freguesia do Curral das Freiras, que disponibilizou máquinas para o efeito.
A costa sul da ilha da Madeira e as regiões montanhosas estiveram hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de três, para chuva forte entre as 06h00 e as 18h00, vigorando agora um aviso amarelo na mesma área até às 21h00.
O mau tempo provocou várias derrocadas, inundações e quedas de galhos de árvores em diversas localidades, mas não há registo de feridos, nem de danos materiais substanciais.
A operação no Aeroporto Internacional da Madeira também registou grandes constrangimentos durante o dia.
De acordo com informação disponível no "site" da ANA -- Aeroportos de Portugal, nove voos, operados por várias companhias e provenientes de diversas cidades europeias, foram forçados a divergir para outros aeroportos ou a regressar à origem e pelo menos outros 12 foram cancelados, entre chegadas e partidas.