Os ambientalistas defendem uma taxa para todos os sacos e plástico. Uma medida que vem na sequência do dia internacional sem sacos de plástico, que se assinala esta segunda-feira em todo o mundo.
A organização ambientalista ZERO diz que há sectores do comércio que oferecem sacos de plástico e de papel, o que impede os consumidores de não seguirem a lógica da reutilização.
“O que nós verificamos é que uma pessoa vai a uma livraria, sapataria, loja de roupa ou brinquedos, na própria farmácia e estamos constantemente a receber sacos, que não são utilizados várias vezes. O nosso apelo é que se taxem todos estes sacos, incluindo os de papel, porque estamos a falar de produtos que são supérfluos”, disse Carla Graça.
Reduzir o uso de sacos de plástico contribui para reduzir o seu impacto nos oceanos, uma vez que anualmente entram no mar entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas de plásticos.
Sendo a Europa o maior exportador, produtor e consumidor de plástico do mundo estima-se que anualmente os europeus utilizem mais de 100 mil milhões de sacos de plástico.
De acordo com a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, no final de 2016, estima-se que tenha havido em Portugal uma redução em 71% no uso de sacos de plástico.