O PS entregou esta sexta-feira dois projectos de resolução para que o Governo, no prazo de 90 dias, proceda à anulação dos processos de subconcessão a privados dos serviços públicos de transportes de Lisboa e do Porto.
As duas resoluções referentes à Carris, Metropolitano de Lisboa, Metro do Porto e STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) são subscritas à cabeça pelo líder da bancada socialista, Carlos César, e pela deputada e ex-secretária de Estado dos Transportes Ana Paula Vitorino.
No caso do metro do Porto e da STCP, solicita-se que o Governo "proceda à revogação dos contratos efectuados ao abrigo do processo de subconcessão com as empresas Alsa e Transdev” e “promova as medidas necessárias ao restabelecimento das condições legais existentes previamente ao processo de subconcessão concluído em Setembro de 2015".
Idêntica formulação é aplicada aos casos da Carris e do Metropolitano de Lisboa, propondo-se a "revogação dos contratos efectuados ao abrigo do processo de subconcessão com a empresa Avanza", assim como a adopção das "medidas necessárias ao restabelecimento das condições legais existentes previamente ao processo de subconcessão".