O prazo para a limpeza de matos não vai ser alargado e termina na quinta-feira, confirmou o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, esta quarta-feira, em declarações ao programa Carla Rocha - Manhã da Renascença.
O ministro da Agricultura sublinhou que o mais importante é ter o trabalho feito em maio, antes do inicio da época de incêndios.
Os autarcas pedem mais tempo, até porque a chuva dos últimos dias tem atrasado o gigantesco trabalho de limpeza, mas Capoulas Santos insistiu que os prazos estão definidos: "Não tenho conhecimento de nenhuma iniciativa legislativa para alterar o prazo que foi definido pela Assembleia da República e qualquer alteração teria de passar pela Assembleia da República. O que está em causa é a necessidade de evitar tragédias como a do ano passado e que jamais se apagarão da nossa memória.”
O ministro da Agricultura acredita ainda que vai imperar o bom senso, na hora de aplicar a lei.
“Todas as leis e normas e a GNR dá provas disso todos os dias, são aplicadas com bom senso. Um proprietário que demonstre que não conseguiu fazer a limpeza devido ao mau tempo ou porque o empreiteiro só podia daqui a uma semana, penso que não será por isso que terá uma multa”, finalizou.