Um homem está em estado grave após ter sido arrastado, esta terça-feira de manhã, por uma enxurrada em Massamá, no concelho de Sintra.
A vítima estava na paragem do autocarro, na Rotunda do Euro, quando foi surpreendido pela força da água, num período em que chovia torrencialmente.
Em declarações à CNN Portugal, o comandante dos Bombeiros de Barcarena adianta que o homem entrou em paragem cardiorrespiratória, teve que ser reanimado e foi transportado para o hospital.
“Há uma vítima do sexo masculino que foi arrastada pela água e, devido à queda e às circunstâncias adversas porque a cheia era muito grande, a onda era muito grande, entrou em paragem cardiorespiratória”, declarou.
O homem foi socorrido inicialmente por populares, “que iniciaram logo as manobras no primeiro minuto e procederam ao resgate”, e posteriormente pelas equipas de emergência, adianta a mesma fonte.
“A enxurrada foi muito grande. Cerca das 9h20 houve mais ou menos 20 minutos em que choveu intensamente. Isto é um processo recorrente. Temos conhecimento que a Câmara de Oeiras e de Sintra estão em conversações. Enquanto não surge o plano nestas grandes chuvas não há escoamento de água”, sublinha o comandante dos Bombeiros de Barcarena.
A cheia em Massamá foi provocada pela tempestade Danielle, que desde segunda-feira está a atingir Portugal.
A chuva intensa que está a afetar o país fez transbordar esta manhã uma linha de água em Sameiro, no concelho de Manteigas, e provocou estragos avultados.
A linha de água transbordou, depois de uma hora intensa de chuva, e com o arrastamento de inertes dos incêndios recentes na Serra da Estrela, provocando várias inundações em casas e num centro desportivo.
O presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, disse à agência Lusa que a autarquia precisa da ajuda do Governo para reparar os prejuízos causados pela chuva intensa que afetou a freguesia de Sameiro, na Serra da Estrela.