Três furacões em simultâneo
06-09-2017 - 22:11

"Irma", "José" e "Katia". A última vez que houve três furacões em simultâneo foi em 2010.

Neste momento são três os furacões que avançam no Atlântico. Para além do “Irma”, que segue no grau cinco, já se formaram também o “Jose” e o “Katia”.

Nos seus boletins de informação mais recentes, às 22h00 de Lisboa, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) indicou que os ventos do José atingem os 120 quilómetros horários (categoria 1 de uma escala de 5) e que progride a 26 quilómetros por hora na direcção oeste-noroeste. Esta direcção deve ser mantida durante as próximas 48 horas.

O NHC espera que o "José", que está "a ganhar força rapidamente", aproxima-se da categoria 3, correspondente à de "furacão importante", com ventos entre 178 e 208 quilómetros por hora.

O "José" encontra-se a cerca de 1.700 quilómetros do arquipélago das Pequenas Antilhas, mas ainda não foi emitido qualquer alerta.

Do outro lado do Golfo do México, 300 quilómetros a nordeste da cidade mexicana de Veracruz, está o furacão "Katia", com ventos de 120 quilómetros horários, que devem aumentar nas próximas 48 horas.

Este furacão está a deslocar-se lentamente, a seis quilómetros por hora, para o sudeste, e a sua trajetória deve manter-se nas próximas horas.

Segundo o NHC, o governo do México decretou uma "vigilância furacão" para uma parte do litoral no Estado de Veracruz, entre Tuxpan e Laguna Verde. Esta medida significa que os ventos do furacão devem chegar à zona em questão em 48 horas.

A última vez que houve três furacões em simultâneo foi em 2010.