Guerra na Ucrânia. Zelensky aceita conversar na fronteira com a Bielorrússia
27-02-2022 - 14:17
 • Marta Grosso com agências

O anúncio é feito depois de o Kremlin ter anunciado disponibilidade para se sentar à mesa das conversações em Minsk e de o Presidente da Ucrânia ter conversado ao telefone com o presidente bielorrusso.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou neste domingo, que concordou reunir-se com a delegação russa enviada à Bielorrússia para debater o cessar-fogo. O anúncio foi feito depois de conversa telefónica com o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko.

“Concordámos que a delegação ucraniana se reuniria com a delegação russa sem pré-condições na fronteira ucraniana-bielorrussa, perto do rio Pripyat”, refere o texto do comunicado.

“Alexander Lukashenko assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, as conversas e o retorno da delegação ucraniana”.


Zelensky havia dito anteriormente que não se encontraria com uma delegação russa em território bielorrusso, tendo em conta que a invasão da Rússia foi lançada, em parte, pela Bielorrússia.

Nem a Rússia nem a Bielorrússia emitiram declarações sobre possíveis negociações.