Se é fã de Led Zappelin, reconhece a imagem. Foi capa do quarto álbum da banda, lançado em 1971 e que vendeu 37 milhões de cópias em todo o mundo.
A fotografia da capa permaneceu um mistério até esta quarta-feira. Um investigador da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE, na sigla inglesa), encontrou a imagem a preto e branco num albúm de fotografias, durante uma investigação do passado do condado de Wiltshire.
Brian Edwards disse à BBC que reconheceu "imediatamente" a imagem, intitulada "Wiltshire Thatcher". Ao The Guardian, o investigador revelou que os Led Zeppelin "criaram a banda sonora dos (seus) anos de adolescência".
O vocalista da banda de rock, Robert Plant, encontrou uma fotografia emoldurada e colorida da imagem original numa loja de antiguidades perto da casa do guitarrista Jimmy Page, em Berkshire. É essa imagem que está representada na capa de Led Zappelin IV.
Após cruzar várias informações, Brian Edwards conseguiu descobrir o nome do fotógrafo: Ernest Farmer, o primeiro diretor da escola de fotografia na Polytechnic Regent Street, hoje Universidade de Westminster.
Algumas pesquisas sugerem que quem está representado na imagem é Lot Long, um homem viúvo que nasceu em Mere em 1823 e morreu em 1893.
O albúm do fotógrafo inglês, intitulado "Reminiscências de uma visita a Shaftesbury. Whitsuntide 1892. Um presente para a tia de Ernesto", retrata essencialmente paisagens e edíficios do sul de Wiltshire e Dorset, no sudoeste de Inglaterra.
De acordo com o The Guardian, o diretor do Museu de Wiltshire, David Dawson, já anunciou que a fotografia vai ser exposta em conjunto com outras de Farmer, em abril do próximo ano.
"Wiltshire Thatcher: a photographic journey through Victorian Wessex" servirá para celebrar o fotógrafo inglês, pouco conhecido mas que teve um papel importante no desenvolvimento da fotografia enquanto arte.