O novo álbum de estúdio dos Rolling Stones, "Hackney Diamonds", chega ao mercado no próximo dia 20 de outubro, data avançada pela banda britânica.
O anúncio da edição do novo álbum foi feito na segunda-feira nas redes sociais, com a promessa de mais informação a ser feita na passada quarta-feira, num evento em Hackney, uma zona de Londres, onde Mick Jagger, Keith Richards e Ronnie Wood, os elementos sobreviventes da banda, foram entrevistados pelo apresentador norte-americano de televisão Jimmy Fallon.
"Hackney Diamonds" é o primeiro álbum de originais dos Stones desde "A Bigger Bang", de 2005. É também o primeiro desde a morte do baterista Charlie Watts, em agosto de 2021.
Para além da data de publicação, Mick Jagger adiantou que "Hackney Diamonds" tem 12 novas músicas, incluindo o primeiro "single", "Angry".
"Talvez estivéssemos um pouco preguiçosos e de repente dissemos a nós mesmos: vamos marcar uma data e fazer um disco", disse Mick Jagger, no encontro de apresentação de "Hackney Diamonds".
Ao anúncio da data segue-se uma campanha projetada para várias cidades, como Nova Iorque e Paris, e o lançamento de um "site" específico para o álbum.
Os Rolling Stones formaram-se em 1962, em Londres, mantendo atividade contínua - e popularidade - desde então, algo sem paralelo na história da música popular, como recorda a entrada do grupo na Enciclopédia Britânica.
Depois de "A Bigger Bang", de 2005, o grupo lançou um disco de versões de "blues" intitulado "Blue & Lonesome", que conquistou um Grammy para melhor álbum daquele género, o segundo recebido pela banda de "Sympathy for the Devil", depois de "Voodoo Lounge" ter ganhado o prémio de melhor disco de rock.