Os resultados das legislativas conferiram "uma vitória clara à coligação" PSD/CDS e "responsabilizam os maiores partidos portugueses numa cultura de compromisso", defende a direcção social-democrata.
Num comunicado da comissão política permanente, órgão restrito da direcção que se reuniu esta segunda-feira, é ainda anunciado que os sociais-democratas decidiram mandatar o vice-presidente do partido José Matos Correia "para ultimar, com um representante do CDS-PP, uma proposta de acordo político de Governo".
"A comissão ´política permanente do PSD, hoje [segunda-feira] reunida, analisou os resultados eleitorais das eleições legislativas, que conferiram uma vitória clara à coligação e que responsabilizam os maiores partidos portugueses numa cultura de compromisso", refere o comunicado enviado às redacções, que destaca ainda "a forma extraordinária como os portugueses participaram nestas eleições sem qualquer incidente digno de registo".
No domingo, a coligação PSD/CDS venceu as eleições com 38,55%. Conseguiu 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta.
O PS conseguiu 32,38% (85 deputados), o Bloco de Esquerda subiu a terceira força política com 10,22% (19 deputados) e a CDU alcançou 8,27% (17 deputados). O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai estrear-se no parlamento, com um deputado (1,39% dos votos).
Ainda faltam apurar os quatro deputados dos círculos da emigração.