Um navio espanhol com 87 migrantes a bordo está a dirigir-se para o porto de Algeciras, no sul de Espanha, depois de Itália ter recusado recebê-lo. O navio pertence à Organização Não-Governamental (ONG) espanhola Proactiva Open Arms.
Os migrantes foram salvos na passada quinta-feira em águas internacionais frente à Líbia. São oriundos sobretudo do Darfour, uma região no oeste do Sudão e que faz fronteira com a Líbia.
Os portos mais próximos para o desembarque seriam os de Itália e Malta, mas ambos os países mantêm os portos fechados a navios de ONG’s.
O barco está há vários dias em alto mar, pelo que os chefes de missão esperavam poder desembarcar num porto espanhol mais próximo, como Valência ou Barcelona, evitando ter que fazer mais três dias de viagem até Algeciras. Porém, segundo o jornal 'El País', o governo de Pedro Sanchéz garante que este é o porto que pode garantir as melhores condições de chegada e atenção ao grupo, no qual se incluem oito menores.
Esta é a terceira vez que a Proactiva Open Arms tem que recorrer a Espanha para desembarcar pessoas resgatadas nas águas líbias.
A 4 de julho chegaram a Barcelona com 60 migrantes e a 21 de julho desembarcaram em Maiorca com dois cadáveres e uma mulher sobrevivente.