Veja também:
- Votação. Devem as vacinas ser obrigatórias?
- Sarampo. Perguntas e respostas sobre a doença que voltou a Portugal
- Todas as notícias e vídeos sobre o surto de sarampo
O número de casos confirmados de sarampo este ano em Portugal aumentou para 24, havendo mais 12 em investigação, avança a Direcção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado.
De 1 de Janeiro até hoje, segundo um comunicado da DGS, há 87 casos notificados e 24 confirmados, mais três do que os 21 que eram referidos até ao fim de semana (21 confirmados, 15 em investigação) e mais nove do que há uma semana.
A DGS especifica os casos por regiões, sendo a de Lisboa e Vale do Tejo a que tem mais, 16 confirmados, seguindo-se sete no Algarve e apenas um na região norte, uma criança que chegou a estar hospitalizada mas que já teve alta.
Na região de Lisboa foram afectadas duas crianças entre 1 e 4 anos e mais duas entre 10 e 19 anos, além de 12 adultos, entre 20 e 45 anos.
Destes adultos nove são funcionários de estabelecimentos de saúde.
Seis dos 16 casos foram hospitalizados e quatro tiveram alta, tendo morrido uma pessoa (a jovem de 17 anos internada no Hospital Dona Estefânia que morreu na última quarta-feira).
Quanto aos sete casos confirmados no Algarve, quatro são de crianças com menos de um ano e três de adultos (dois funcionários de estabelecimentos de saúde). Cinco dos sete casos foram hospitalizados mas todos tiveram alta.
O comunicado com a actualização do número de casos de sarampo confirmados foi avançado cerca de uma hora depois de uma outra actualização, feita pelo director-geral da Saúde, Francisco George, à RTP, a dar conta de 23 casos confirmados e 13 em investigação.
Questionado sobre a irmã da jovem que morreu com sarampo, Francisco George afirmou que continua internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e que não há motivo para especiais preocupações.
“Essa jovem está identificada. Não podemos abordar a situação clínica dela. Desde já posso adiantar que não estamos especialmente preocupados”, afirmou Francisco George à RTP.
[notícia actualizada às 19h55]