A Universidade de Verão do PSD recebe esta quinta-feira a visita de um refugiado sírio a viver em Portugal. Nour Machlah faz parte do programa de estudantes trazidos pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio.
Para os jovens que, em Castelo de Vide, assistem às palestras, a crise dos refugiados é um verdadeiro desafio para a Europa. É o caso de Alexei Chemisov, para quem “a gestão da crise dos refugiados” é o maior desafio da União Europeia na actualidade.
“Porque é algo que suscita diferentes posições, que toca com sentimentos diferentes e, portanto, é importante estarmos juntos em relação às decisões que estamos a tomar e demonstrarmos ser uma sociedade, não só unida entre nós, como unida e solidária perante os outros”, afirma à Renascença.
Nour Machlah é estudante de Arquitectura em Évora e representa uma das muitas histórias de sobrevivência a que é preciso dar resposta.
Na opinião de João Pedro Luís, outro aluno da universidade social-democrata, “a Europa tem que acolher os refugiados de braços abertos, fazendo jus aos valores da humanidade” e porque eles não vêm para cá “por opção, mas por obrigação”.
A conferência-jantar de Nour Machlah está marcada para as 20h00.