Dez pessoas ficaram feridas na sequência de uma erupção ocorrida esta quinta-feira no Monte Etna, em Itália, avançam os serviços de emergência da Sicília.
O magma entrou em contacto com a neve e provocou uma grande explosão, que arremessou rochas e lava pelo ar.
Entre os feridos ligeiros está uma equipa de filmagem da estação de televisão britânica BBC.
“Correr numa montanha cheia de pedras, fugindo de pedras incandescentes e de vapor em ebulição não é uma experiência que eu queira voltar a repetir”, relatou a jornalista Rebecca Morelle na rede social Twitter.
“A equipa da BBC estão ok – alguns cortes, nódoas negras e queimaduras. Mas ficámos muito abalados. Foi extremamente assustador”, conta a especialista em temas científicos.
"Foi uma lembrança de como perigosos e imprevisíveis os vulcões podem ser. Tivemos muita sorte em escapar", acrescentou Rebecca Morelle.
Algumas pessoas foram assistidas no local e seis feridos tiveram que ser levados para o hospital, mas nenhum está em estado grave.
O Etna é o vulcão mais activo da Europa. Depois de vários anos de acalmia, o Etna voltou à acção em Fevereiro com erupções consecutivas que lançaram colunas de fumo.
A explosão desta quinta-feira foi o resultado daquilo que os especialistas chamam uma erupção o freatomagmática, que resulta da interacção do magma com a água, neste caso com a neve.