Montenegro e líder do PS reúnem-se na quinta-feira
01-10-2024 - 17:18
 • Renascença com Lusa

O primeiro-ministro garante que Pedro Nuno Santos vai ter à sua espera uma proposta irrecusável.

Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos marcaram para quinta-feira, às 15h00, um novo encontro para discutir o Orçamento de Estado.

A reunião decorre depois do debate quinzenal, na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.

Na sexta-feira passada, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, reuniram-se pela primeira vez para negociar o Orçamento do Estado para 2025, num encontro que terminou com posições aparentemente distantes, mas sem rutura do processo negocial.

O secretário-geral do PS tem insistido na recusa das propostas de alteração ao IRS Jovem e IRC propostas pelo Governo. O primeiro-ministro classificou a posição socialista “radical e inflexível”, mas já esta terça-feira anunciou que irá apresentar uma proposta que classificou de "irrecusável", à luz de princípios como o interesse nacional, a boa-fé ou a responsabilidade.

O Orçamento do Estado para 2025 tem de ser entregue na Assembleia da República até 10 de outubro e tem ainda aprovação incerta, já que PSD e CDS-PP somam 80 deputados, insuficientes para garantir a viabilização do documento.

(em atualização)