O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, está, esta quinta-feira, em Israel para manifestar o apoio e a solidariedade de Washington após o ataque surpresa e sem precedentes perpetrado sábado pelo movimento islamita palestiniano Hamas contra o Estado judaico.
O chefe da diplomacia norte-americana irá reunir-se com altos funcionários israelitas, incluindo o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
Blinken "irá reiterar as suas condolências pelas vítimas dos ataques terroristas contra Israel e condenará esses ataques nos termos mais veementes", referiu uma nota do Departamento de Estado a propósito da visita, acrescentando que o responsável "irá discutir igualmente medidas para reforçar a segurança de Israel e irá sublinhar o apoio inabalável dos Estados Unidos ao direito de Israel de se defender".
Na terça-feira, o Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que "o terrorismo não tem desculpa" e comprometeu-se a dar a Israel todo o apoio necessário, nomeadamente para salvar reféns detidos pelo Hamas, incluindo cidadãos norte-americanos.
Washington confirmou que pelo menos 22 cidadãos norte-americanos morreram em Israel e que 17 estão dados como desaparecidos.
Depois de Israel, Antony Blinken segue para a Jordânia.