O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, esta segunda-feira, que apresentará “nos próximos meses” um projeto de reforço da segurança na Europa, considerando que ela não pode apoiar-se apenas nos Estados Unidos.
“Devemos retirar todas as consequências do fim da Guerra Fria”, adiantou, precisando desejar que seja lançada uma “reflexão exaustiva sobre estas questões com todos os parceiros da Europa e, logo, com a Rússia”.
Acordo do Brexit até ao final do ano
Num discurso perante cerca de 250 embaixadores franceses reunidos no Eliseu, em Paris, durante o habitual encontro anual entre os embaixadores e o Presidente, Macron falou ainda sobre o Brexit.
O Presidente francês manifestou o desejo de um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido antes do final do ano, sublinhando que a prioridade é manter o bloco europeu unido.
“A France quer manter uma relação forte e especial com Londres mas não à custa do desmembramento da União Europeia”, disse. Macron salientou que o Brexit é “uma escolha soberana” dos britânicos, mas que “não pode acontecer à custa da integridade da União Europeia”.