O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou haver "uma boa possibilidade" de o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, deixar o seu programa nuclear.
“Ao longo de anos e de muitas administrações, toda a gente dizia que a paz e a desnuclearização da Península Coreana não tinham sequer uma pequena possibilidade (…). Agora há uma boa hipótese de que Kim Jong Un faça o que é correto para o seu povo e para a humanidade. Ansioso pelo nosso encontro!”, escreveu Trump na rede social Twiiter, no dia em que se sabe que o líder da Coreia do Norte reuniu-se com o Presidente da China, Xi Jinping.
Noutra mensagem, o presidente norte-americano informou ter sido informado do encontro entre os dois líderes asiáticos pelo próprio presidente chinês, que terá relatado a Donald Trump a reunião que teve com Kim Jong Un.
“Recebi uma mensagem na noite de passada de Xi Jinping, da China, sobre a sua reunião com Kim Jong Un, que correu muito bem”, disse o presidente norte-americano na rede social.
Apesar da aparente abertura para o diálogo, Donald Trump defende que "é preciso manter a todo o custo o máximo de pressão e de sanções" contra a Coreia do Norte.
De acordo com a agência chinesa Xinhua, os líderes da China e Coreia do Norte reuniram-se em Pequim, naquela que é a primeira viagem ao estrangeiro de Kim Jong Un desde que assumiu o poder, em 2011.
Esta viagem acontece numa altura em que está em preparação uma reunião entre o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte que, de acordo com a informação divulgada, deverá acontecer no mês de Maio.