Rui Rocha acredita que mudança de ciclo político está próxima
08-03-2024 - 02:46
 • Lusa

Presidente da Iniciativa Liberal encerrou o penúltimo dia de campanha em Coimbra.

Veja também:


O presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, acredita que no domingo Portugal vai ter uma mudança de ciclo político, insistindo que a decisão dessa alteração está nas mãos dos portugueses.

Depois de dedicar o dia aos distritos de Braga, de onde é natural e cabeça de lista, e do Porto, onde realizou uma arruada, Rui Rocha foi até Coimbra dizer que domingo, dia de eleições legislativas, "é o momento" dos eleitores dizerem que mudança querem para Portugal. E acrescentou: "Se querem mudança a sério a votação tem de ser na IL".

Na reta final da campanha para as eleições legislativas, Rui Rocha foi até ao centro de Coimbra, quando passava já das 00h30, contactar com estudantes e reafirmar, como o tem vindo a fazer nos últimos dias, que a IL "quer efetivamente mudar o país".

"Eu creio que há duas questões fundamentais também para nós que é a questão dos indecisos e de os convencer de que o voto na IL é o voto que vale a pena para mudar Portugal e o voto de protesto que é um voto que tem de decidir se quer ficar pelo protesto ou se quer contribuir para mudar realmente o país", frisou.

Questionado ainda sobre a sondagem da Universidade Católica para o jornal Público e a RTP, que foi divulgada na quinta-feira e que dá a vitória à AD e a IL como quarta força política, Rui Rocha reiterou, tal como já o havia feito noutras ocasiões, de que não fica entusiasmado quando os resultados são mais favoráveis e perturbado quando são menos bons.

"Estamos já em vésperas da eleição e mais do que as sondagens, nesta altura, é mesmo esperar pela decisão dos portugueses e estou convencido que vamos ter uma mudança de ciclo político", afirmou.

Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar no domingo para eleger 230 deputados à Assembleia da República.

A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.