Um projecto de resolução do Bloco de Esquerda (BE) recomendando a realização de uma auditoria forense à carteira de crédito da Caixa Geral de Depósitos foi aprovado esta quarta-feira no Parlamento.
O texto mereceu voto favorável de BE, PS, CDS-PP e PAN, com PSD, PCP e "Os Verdes" a optarem pela abstenção, não tendo havido votos contra ao projecto de resolução bloquista.
No documento, os deputados bloquistas advogam que a auditoria deve "abranger todas as operações de elevado montante e perdas associadas que se encontrem ainda na carteira do banco, independentemente da sua data de constituição".
O "reconstituir e avaliar" de "todos os procedimentos e práticas relacionadas com a constituição dessas operações, incluindo reestruturações e exigência de garantias e colaterais", é também pedido pelo Bloco.
O texto apenas recomenda que o Governo "tome as diligências necessárias para determinar a constituição de uma auditoria forense às operações de crédito" da Caixa, numa altura em que é negociada a recapitalização do banco e está em vigor a comissão parlamentar de inquérito dedicada à entidade.