O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou, esta quarta-feira, uma nova linha de crédito no valor de 600 milhões de euros para promover a internacionalização das empresas.
“Vamos lançar uma linha de 600 milhões para apoiar directamente as empresas que exportam. Vamos lançá-la em conjunto com a banca como lançamos as linhas Capitalizar”, disse Caldeira Cabral, na abertura do congresso “Portugal Exportador”, em Lisboa.
Caldeira Cabral sublinhou que as exportações portuguesas registam, actualmente, o maior crescimento da última década, factor que, segundo o ministro, justifica esta injecção de capital para apoiar directamente as empresas exportadoras que operam num contexto de enorme concorrência internacional.
“[A linha] vai apoiar as empresas que estão a exportar e que têm já contratos de exportação. Vai apoiar as empresas que querem financiar, nos seus clientes, os produtos que estão a exportar, nomeadamente os produtos duráveis, colocando-as em posição concorrencial face aos exportadores de outros países que muitas vezes têm já instrumentos de financiamento ou uma capacidade financiamento superior às nossas empresas”, acrescentou.