11 mai, 2015 • Ângela Roque
A história dos Pastorinhos de Fátima vai ser contada no grande écran. “Fé” é o título do filme pensado para estrear a 13 de Maio de 2017, pelos 100 anos das aparições e quando se espera a visita do Papa. O empresário Rui Pedro Oliveira veio contar-nos porque razão quis fazer este filme, uma produção digital com recurso a hologramas tridimensionais em vez de actores, e que conta com a ajuda de técnicos que já trabalharam em grandes produções como “Avatar” ou “O Senhor dos Anéis”.
Este foi o destaque do “Princípio e Fim” onde antecipámos também as cerimónias do 12 e 13 de Maio, que este ano vão ser presididas pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida. Falámos também do livro “Teu nome: Mãe”, que Maria Teresa Maia Gonzalez lança na próxima semana. Um livro com reflexões marianas, cujas receitas revertem na íntegra para a Fundação AIS.
Em destaque no programa estiveram ainda a Semana da Vida, que a Igreja Católica promove até ao próximo Domingo. “Vida com Dignidade – opção pelos mais fracos” é o tema deste ano que pretende alertar para a situação em que vivem muitas crianças e idosos, os doentes e os pobres.
Falámos ainda das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, nos Açores, que estão a decorrer até dia 14, e de uma exposição de arte na Sé de Lisboa, com que o economista e artista plástico Noronha de Andrade celebra os seus 60 anos. Uma exposição em que, pela primeira vez, o Núncio Apostólico em Lisboa, que também é pintor, acedeu mostrar ao público um dos seus quadros.
A crónica do programa foi esta semana da responsabilidade de Catarina Martins, da Fundação AIS.