Conhecer os caminhos possíveis a percorrer e o papel desempenhado pelas instituições sociais e o poder local perante os novos desafios criados pela pandemia foi o objetivo do encontro. No seguimento da cimeira social, esta foi uma oportunidade única para ouvir diversas personalidades nacionais, de diversas instituições, ligadas às políticas sociais, a dar o seu contributo para a definição do futuro das políticas sociais europeias, com particular foco na realidade portuguesa.

A Sessão de Abertura esteve a cargo de Rita da Cunha Mendes, Secretária de Estado da Ação Social.

Sobre o papel das Instituições Sociais ouvimos as intervenções de Manuel Lemos, Presidente da União das Misericórdias Portuguesas; do Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, Lino Maia; da Presidente da Cáritas portuguesa Rita Valadas, e ainda de Francisco Assis, Presidente do Conselho Económico e Social.
Seguiu-se a Intervenção de Edmundo Martinho, Coordenador da Comissão de Estratégia Nacional de Luta Contra a Pobreza.
Sobre as respostas das autarquias à crise, ouvimos as sugestões dos três autarcas convidados para o debate: Eduardo Vitor Rodrigues, Presidente da Câmara de Gaia; Hernâni Dias, Presidente da Câmara de Bragança e ainda de Bernardino Soares, Presidente da Câmara de Loures.
A Conferência "Pandemia: Respostas à Crise" foi uma iniciativa da Renascença em parceria com a Câmara Municipal de Gaia para debater o papel das Instituições Sociais e do Poder Local.

Pode rever aqui alguns dos momentos mais relevantes da Conferência:

Em tempo de pandemia a Europa enfrenta novos desafios sociais. Questões com impacto direto na vida quotidiana de todos: no emprego, nas condições de trabalho justas, na igualdade de oportunidades, nos cuidados de saúde ou na proteção social. Torna-se urgente debater as respostas possíveis a estes desafios em Portugal. Foi neste contexto que surgiu a conferência Pandemia: Respostas à Crise, uma iniciativa da Renascença em parceria com a Câmara Municipal de Gaia para debater o papel das Instituições Sociais e do Poder Local.

Ao longo de uma manhã foi possível acompanhar os vários debates e intervenções programadas sobre que respostas poderemos dar à crise provocada pela pandemia. A conferência foi transmitida online aqui no site, youtube e também no Facebook da Renascença, bem como no site da Câmara de Gaia, a partir do Auditório da Bienal Internacional de Arte de Gaia. A conferência está também disponível nestas plataformas.

Programa:

27 de maio

9h00 – Boas-vindas

9h15 – Sessão de Abertura - Rita da Cunha Mendes, Secretária de Estado da Ação Social

9h15 – 1º Painel - Pandemia: o papel das Instituições Sociais

  • Manuel Lemos - União das Misericórdias Portuguesas
  • Lino Maia – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
  • Rita Valadas – Cáritas Portuguesa
  • Francisco Assis – Conselho Económico e Social

10h45 – Intervalo

11h00 – Intervenção de Edmundo Martinho, Coordenador da Comissão de Estratégia Nacional de Luta Contra a Pobreza.

11h15 – 2º Painel – As respostas das autarquias à crise

  • Eduardo Vitor Rodrigues – Presidente da Câmara de Gaia
  • Hernâni Dias – Presidente da Câmara de Bragança
  • Bernardino Soares – Presidente da Câmara de Loures

12h30 – Encerramento