Esta semana, “Porta Aberta” para o Pe. Manuel Oliveira. É o único sacerdote português da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, uma Congregação que só há pouco mais de 5 anos chegou a Portugal, acolhida no Patriarcado de Lisboa.

O Pe Manuel nasceu em Albergaria-a-Velha (Aveiro) mas emigrou jovem para o Brasil, com 15 anos, e foi já aí que descobriu a sua vocação. Foi também no Brasil que conheceu a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, fundada por S. João Calábria, nos primeiros anos do século XX. O Pe Calábria era sacerdote diocesano em Verona, Itália, e começou por criar uma obra para as crianças pobres e órfãs da cidade, com a convicção profunda de que Deus sempre providenciará os meios necessários para servir os pobres.

O Pe Manuel voltaria à Europa para estudar em Itália, mas a sua ordenação aconteceu cá, em Portugal, na sua terra. No entanto, depois desse momento, regressaria a Itália, para trabalhar na área da formação. Ao fim de 12 anos em Itália, partiu para a Roménia, onde ajudou a abrir a primeira missão da Congregação, e aí permaneceu durante 13 anos.

Em 2010, com o objectivo de fazer uma experiência pastoral de paróquia, o Brasil surge outra vez no seu horizonte, até ao momento em que é desafiado para trazer a Congregação para Portugal, algo que já tinha tentado sem sucesso alguns anos antes.

Assim, em 2017, há pouco mais de 5 anos, a Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência chegou a Portugal, acolhida no Patriarcado de Lisboa.

O Pe Manuel, que continua a ser o único padre português desta Congregação, desenvolve o seu trabalho pastoral na paróquia de Algueirão-Mem Martins-Mercês, muitas vezes apelidada de "maior paróquia da Europa".

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.