Esta semana, “Porta Aberta” para a psicóloga clínica Renata Alves, atual Diretora-Geral da Comunidade Vida e Paz. O seu primeiro contacto com a Comunidade foi aos 24 anos, em Fátima, com o objetivo de fazer um estágio profissional na área das dependências. A partir de 2006, viria a liderar este Centro terapêutico de Fátima da Comunidade Vida e Paz até fevereiro de 2020, quando assumiu a Direção Geral.

Nesta conversa, relembra a principal missão da Comunidade: Prestar auxílio imediato às pessoas em condição de sem-abrigo, servindo refeições, sim; mas o objetivo é ir mais além. Criar relação e ajudar à reinserção: “Reconstruir Sentidos de Vida”.

Numa altura de grandes dificuldades, depois da pandemia e agora com a guerra e as suas consequências, há cada vez mais famílias em risco e, na verdade, os pedidos de ajuda estão a aumentar, mesmo de quem tem teto, mas não consegue garantir a alimentação da família.

A própria Comunidade Vida e Paz, alerta Renata Alves, à semelhança de outras instituições, vive uma fase de constrangimentos financeiros que poderão colocar em risco algumas das suas valências, nomeadamente nas comunidades terapêuticas.

Este ano, a “Festa de Natal” para as pessoas em situação de Sem-abrigo está de volta. É a 34ª edição e vai realizar-se durante 3 dias: 16, 17 e 18 de dezembro, na Cantina da Universidade de Lisboa.

A todos os interessados em participar e a ajudar a levar a magia do Natal aos nossos convidados, a Comunidade Vida e Paz deixa-lhe o desafio de ser voluntário: pode inscrever-se AQUI, nesta plataforma.

Oiça esta edição do Porta Aberta nesta página e aproveite ainda para subscrever o podcast deste e de outros programas da Renascença AQUI.