A fórmula matemática que concluiu que este seria o dia mais triste do ano foi desenvolvida pelo psicólogo Cliff Arnall e baseou-se em fatores como o clima, o nível de dívida acumulada, as resoluções de ano novo fracassadas e o baixo nível de motivação. Mas esta teoria não passa de um mito! Na emissão d'As Três da Manhã desta segunda-feira, dia 16 de janeiro, a Ana Galvão explica-lhe tudo.

Na verdade, a “Blue Monday” não existe e o conceito deve-se a uma campanha de marketing de uma agência de viagens chamada “Sky Travels”. “Estamos tristes. O melhor é começar a pensar nas férias do verão. Compre, aqui e agora, uma viagem”, prometia a empresa.

O fim da época das festas ou o gasto maior de dinheiro foram outros dos motivos que levaram a que este conceito continuasse a fazer funcionar ao longo dos últimos anos. “Na verdade, houve um acréscimo gigante de pessoas que, para contraria a depressão da Blue Monday, foram comprar imediatamente a viagem para as suas férias”, começa por explicar Ana Galvão no programa da manhã da Renascença.

“Isto não passa de uma jogada de vendas. Ótima, devemos dizer, porque a verdade é que continuamos a falar dela, mas hoje pode dizer a toda a gente que a Blue Monday é um mito e pode sentir-se tão bem como sempre”, concluiu a voz d’As Três da Manhã.