A Outlier é a maior conferência de Visualização de Dados do mundo e chega ao Porto de 3 a 5 de maio. Depois de dois anos em regime totalmente à distância, esta é a primeira edição híbrida do evento. Todo o programa presencial vai decorrer no Super Bock Arena onde são esperados cerca de 250 participantes, online estarão mais 300.

O programa do evento foi elaborado para ser inclusivo, diversificado e criativo, de forma a dar espaço à inspiração e aprendizagem.

Este ano, a conferência vai ser dedicada às grandes inovações, oportunidades e desafios na área da visualização de dados, incluindo:

Infographics and Data Storytelling
Business Intelligence and Analytics
Data Art and Innovation

O programa é diverso e recebe oradores de vários países do mundo e áreas do conhecimento: da arte, à tecnologia, aos negócios e à comunicação. Este também foi desenhado para estabelecer conexões entre as pessoas, tanto as que participam em pessoa, como à distância, com vários tipos de conferências, conversas, workshops e outras iniciativas integradas.

Para assegurar a inclusividade da conferência, estiveram à venda bilhetes com preços diferentes consoante a disponibilidade financeira dos participantes e o programa abrange vários fusos horários.

Na lista de speakers, estão vários portugueses anunciados. O primeiro orador português no programa é Pedro Cruz, com a talk "Visualization: It's Natural". Seguem-se as duplas Rita Costa e a Beatriz Malveiro e João Narciso e o Cláudio Lemos que darão a conhecer os seus projetos de visualização que receberam prémios no ano passado.

O DataVis Lisboa, organização portuguesa para entusiastas de Visualização de Dados, vai estar presente durante todo o evento, a dinamizar a comunidade portuguesa.


Esta é uma iniciativa da Data Visualization Society, uma organização sem fins lucrativos que funciona graças ao apoio dos seus membros.