Proteja-se e lembre-se: o Phishing não acontece só aos outros!
Ninguém, no mundo de hoje, se imagina a viver sem internet. Mas, se a rede veio facilitar as nossas vidas em muitas coisas, a verdade é que também veio facilitar a atuação dos criminosos, sempre atualizados e muito imaginativos. E a verdade é que, com os desenvolvimentos tecnológicos, a possibilidade de nos deixarmos enganar é cada vez maior. O cibercrime e como combatê-lo é um dos temas em destaque na Renascença. Um espaço de alerta intitulado "À Prova de Phishing by WiZink" com o apoio do Banco WiZink.
Andar na Rede sem Rede...
Quem é que nunca recebeu um email, com uma mensagem alarmista – como “os seus acessos estão bloqueados”, “tem movimentos suspeitos na sua conta”, ou algo parecido, e depois lhe pedem para carregar num link ou abrir um ficheiro suspeito? O email vem com as cores e logotipo de uma empesa conhecida, como um banco, mas quem envia é um malfeitor! Isto é Phishing. E é talvez a forma mais conhecida de cibercrime, mas existem muitas outras: Smishing, Vishing, QRishing..., até o velhinho shoulder surfing (sabe? quando alguém nos espreita por cima do ombro), se costuma consultar o homebanking na pastelaria ou no autocarro, se calhar está na hora de parar com esse hábito pouco saudável.
Pois é, há muitas formas de sermos enganados e todos podemos ser vítimas de tentativas de phishing. A pressa com que andamos sempre, a quantidade de coisas que fazemos ao mesmo tempo, aliadas a alguma ingenuidade, são os nossos maiores inimigos. No final, dizem os especialistas, tudo se resume a ENGANAR, para obter os nossos dados confidenciais, e CHEGAR AO NOSSO DINHEIRO.
Mas então, como nos podemos proteger do cibercrime, como o Phishing? É isso mesmo que vai aprender na Renascença com o Renato Duarte - o nosso agente contra os crimes digitais! - e a equipa da tarde, com a Filipa Galrão e o Daniel Leitão, no T3.
À Prova de Phishing by WiZink
Neste espaço, com o apoio do banco WiZink, o Renato Duarte - que se tem dedicado a ler e a tentar compreender todas as nuances deste tipo de crimes - vai falar-nos de vários tipos de fraude, como realmente acontecem, e como nos podemos proteger. A ideia é ficarmos realmente a perceber como atuam os "cibercriminosos" e o que fazer para que não nos passem a perna. Reveja aqui os 5 programas:
* 1º Episódio (23 de novembro) - Proteção de Dados e Higiene Digital:
A proteção dos seus dados começa com uma boa higiene digital – regras imprescindíveis que deve sempre seguir, relacionadas com a utilização dos seus dispositivos, navegação na internet e proteção dos seus dados, sobretudo os confidenciais. Oiça bem estes 12 mandamentos! Reveja aqui este episódio:
*2º Episódio (30 de novembro) - Phishing - Como é que acontece realmente?
Falamos de um caso prático, para que possa entender como age um cibercriminoso e possa proteger-se eficazmente. Para parar o Phishing, primeiro tem você de parar: ler todas as mensagens com muito cuidado e não agir sem pensar. Saiba tudo neste programa.
* 3º Episódio (7 de dezembro) - Smishing&Vishing – As ameaças que chegam por telefone:
Os cibercriminosos podem ser mesmo muito convincentes, principalmente quando falam diretamente consigo. Quer saber como estas fraudes realmente acontecem? Escute bem! E recorde aqui:
* 4º Episódio (14 de dezembro) - As perguntas e ações que nos defendem:
Sabe como aumentar o seu escudo “anti-phishing”? Recapitulamos todas as dicas para que se possa defender das ameaças dos cibercriminosos, independentemente do meio pelo qual chegam a si. Saiba como atuar em cada situação.
* 5º Episódio (21 de dezembro) - Os Sempre e os Nunca a não esquecer:
Estes são os seus novos mantras. As ações que devem ser sempre uma prática e o que nunca deve fazer, para se manter a salvo do cibercrime. Fixe bem!
Não perca o “À Prova de Phishing by WiZink” no T3 da Renascença!
Lembre-se que o Phishing não acontece só aos outros! Travar o cibercrime é possível. E depende de cada um de nós!Visite o site do WiZink e saiba mais sobre segurança online
Navegue sempre em águas seguras
Siga sempre em segurança