Siga-nos no Whatsapp

Portugal é um dos dez países que mais consomem álcool

Portugal é um dos dez países que mais consomem álcool

Tempo
|
A+ / A-

19 mai, 2016 - 11:06

Em 2015, cada português consumiu, em média, 12,5 litros de álcool puro.

A+ / A-

Portugal surge como um dos dez países com maior consumo de álcool per capita do mundo, segundo dados de 2015 revelados esta quinta-feira por um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O documento mostra que, no ano passado, foram consumidos o equivalente a uma média de 12,5 litros de álcool puro “per capita” em Portugal, que surge exactamente na mesma posição da Eslováquia, ambos no oitavo lugar entre os maiores consumidores da região europeia considerada pela OMS e que abrange 50 países.

Estes valores têm tido variações ligeiras em anos anteriores, mas Portugal tem surgido em posição semelhante comparativamente com os outros países. Em termos mundiais situa-se entre os dez maiores consumidores por pessoa.

A liderar a tabela da OMS está a Moldávia, com um consumo equivalente a 17,4 litros de álcool “per capita”, seguida da Bielorrússia, Lituânia, Rússia, República Checa, Sérvia e Roménia. Surge depois a Austrália, com 12,6 litros “per capita”, logo seguida de Portugal e da Eslováquia.

O relatório lembra dados de 2012 que mostram que 3,3 milhões de mortes em todo o mundo foram atribuíveis ao consumo de álcool, quase 6% de toda a mortalidade.

Em relação à prevalência do consumo de tabaco a partir dos 15 anos, com dados de 2015, Portugal aparece a meio da tabela dos países da região europeia, claramente com os homens a apresentar maior prevalência do que as mulheres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    19 mai, 2016 Almada 20:50
    Aqui se vê até os MEDIA INPRESSA ESCRITA nos atiça !! Até eles sabem como lidar com a sociedade . Isto é que é informação ? Querem que bebamos água do Luso ? Salazar, onde andas ? Volta, estás perdoado .
  • fields
    19 mai, 2016 lx 16:14
    "12,5 litros de álcool puro", Pelos vistos somos todos uma cambada de bebados e alguns nem bebem álcool puro!!! Não admira que os portugueses andem todos queimados, eu por acaso tenho bebido umas cervejitas agora álcool puro nunca bebi, a não ser que o álcool que as vezes utilizo para assar o belo do chouriço (agora pelos vistos cancerígeno) conte para a estatística. E já agora façam lá uma análise estatística dos milhões que os contribuintes pagam por conta do consumo de álcool e tabaco, seria interessante saber em que lugar se encontra portugal no ranking dos alcoólicos fumadores da OMS.
  • Suz
    19 mai, 2016 lx 11:54
    Para quando as imagens aterradoras nas garrafinhas de álcool?
  • Ze
    19 mai, 2016 Lisboa 11:53
    12,5 litros por ano! A mim não me chega, bebo para esquecer as tristezas e as dívidas que tenho com o Estado!
  • cocacola
    19 mai, 2016 viseu 11:40
    É o que faz ter os politicos que temos !

Destaques V+