16 out, 2017 - 16:12 • Texto: Lusa. Fotos: Paulo Cunha/Lusa
Veja também:
O presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, estimou esta segunda-feira que cerca de 80% do Pinhal de Leiria tenha sido consumido pelas chamas, depois de ter alertado para a falta de limpeza desta mata.
Contactado pela agência Lusa, o autarca retratou que "cerca de 80% da manta verde do Pinhal de Leiria já ardeu" e alertou para "todas as consequências que isso acarreta".
Paulo Vicente referiu que se vive um "cenário devastador e dantesco" no concelho.
Já no início de Agosto, o presidente da Câmara da Marinha Grande se tinha mostrado preocupado com a falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria, que ocupa dois terços do concelho, principalmente junto às estradas florestais.
Na altura, também a Quercus alertou para o desinvestimento do Estado nesta matéria, sobretudo na óptica da defesa da floresta contra incêndios.
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou no domingo que o Governo assinou um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.
Portugal accionou o Mecanismo Europeu de Protecção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos.
Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos este ano, depois de Pedrógão Grande, no Verão, um fogo que alastrou a outros municípios e que provocou 64 mortos e mais de 250 feridos.