• Marina Duarte
É preciso subir dezenas de quilómetros, por entre estradas que serpenteiam a Serra do Caldeirão, no Algarve, para chegar à localidade de Cachopo.
É aqui, bem no cimo da serra, já longe das famosas praias algarvias e depois de andar quilómetros e quilómetros sem ver uma única casa, que se encontra o Centro Paroquial de Cachopo. Uma instituição que queremos muito que conheça melhor porque merece que o seu trabalho seja divulgado e, sobretudo, merece mesmo toda a ajuda que lhe possamos dar.
O Centro Paroquial tem um lar que acolhe 30 idosos e presta apoio domiciliário, três vezes por dia, a mais 33 idosos que vivem espalhados pela serra, em pequenas aldeias que têm, por vezes, apenas um ou dois habitantes.
A equipa, incansável, chega a fazer 40 quilómetros três vezes por dia, para levar refeições e prestar cuidados a um idoso. São 120 quilómetros por dia para garantir que estas pessoas que já tanto fizeram recebem os cuidados que merecem.
E se é verdade que Cachopo é uma localidade isolada no cimo da serra, também é igualmente verdade que neste Centro Paroquial ninguém fica abandonado. Por isso mesmo, o Centro vai agora ser ampliado e preparado para receber mais utentes. Mas para que isto aconteça precisam da sua ajuda.
Os novos quartos que vão ser construídos precisam de ser equipados com material específico para que estes idosos recebam cuidados dignos: camas articuladas, cadeirões, material para banho assistido, elevador de transferência e muito mais.
Para que todos os cuidados sejam prestados com segurança, este equipamento tem de preencher determinados requisitos que fazem com que os seus custos sejam elevados. Por isso, apelamos à sua solidariedade.
Este Natal, participe na campanha da Renascença e ajude-nos a cuidar de quem cuida e combate o isolamento. Afinal, a solidariedade não envelhece.
Para participar nesta campanha visite a página do Centro Paroquial de Cachopo AQUI.