Siga-nos no Whatsapp
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
48k - Aqua More - 21/12/2020

48k

Abre a torneira e espera pela água quente? Há uma invenção nacional para acabar com isso

22 dez, 2020 • Cristina Nascimento João Campelo (sonorização)


Instalação do sistema, que não requer obras, começa a ser comercializado em março de 2021.

Chama-se Aqva More e promete representar uma boa poupança de água, quer em casas particulares, quer em ginásios, cabeleireiros ou onde houver uso de água quente, sem necessidade de fazer obras.

Trata-se de um conjunto de dois ou mais aparelhos: um fica junto ao esquentador e outro junto à torneira que se quer controlar. Quando abre a torneira da água quente, o aparelho junto à torneira, que tem um sensor de temperatura e uma válvula, trava a saída de água fria e comunica ao aparelho junto ao esquentador que tem uma bomba de água para iniciar a poupança. Quando a água já está quente, começa a correr.

Esta é uma invenção 100% nacional, já patenteada e premiada. A comercialização deve arrancar em março de 2021 e neste momento já estão a aceitar pré-encomendas.

O sistema custa 277 euros (mais IVA), valor que inclui o aparelho para colocar junto ao esquentador e o outro aparelho para colocar junto da torneira. Se quiser colocar em mais do que uma torneira, cada aparelho adicional tem um custo de 120 euros (mais IVA).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    24 dez, 2020 aqui 12:27
    Poupa-se na água mas gasta-se na electricidade pois esses aparelhos precisam de energia para funcionar...