14 jul, 2021 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)
Já que andamos com o telemóvel para todo o lado, ter o certificado digital no telefone é o mais certo para não sermos apanhados desprevenidos. E o que precisa de fazer? Muito pouco.
Tem que descarregar a aplicação SNS 24 (não se esqueça de verificar que é a app desenvolvida plos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde), disponível quer na App Store (para ios), quer na Play Store (para androids).
Uma vez descarregada tem de ter à mão o número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou, em alternativa, a Chave Móvel Digital.
Depois, aceita os termos de utilização, insere a sua data de nascimento e o número de telemóvel. Recebe por SMS um código com seis algarismos que deve ser inserido quando solicitado.
A aplicação ainda vai pedir que defina um código para introduzir de cada vez que entra na app, uma medida de segurança, para que ninguém a não ser o utilizador entre no SNS 24.
Tudo isto leva poucos minutos a fazer e a partir desse momento, sempre que alguém lhe pedir o certificado digital, é só abrir a aplicação. Terá de indicar qual é o tipo de certificado que quer mostrar – se o de vacinado, recuperado da Covid ou portador de um teste negativo.
A aplicação vai muito além das coisas Covid. Tem, por exemplo, acesso ao seu boletim de vacinas eletrónico, tem o registo de receitas eletrónicas e até pode pedir a renovação de receituário habitual.