Siga-nos no Whatsapp
48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
MB Way faz primeira transferência internacional

48k

MB Way faz primeira transferência internacional

14 nov, 2024 • Cristina Nascimento , Diogo Casinha (sonorização)


Marco aconteceu na Web Summit. Sistema que permite mais proximidade entre os três países entra em vigor em janeiro de 2025, desde que os bancos dos países preparem esse caminho.

Já lá vai o tempo em que ninguém sabia o que era o MB Way. Agora, esta plataforma de transferências imediatas através do telemóvel já tem mais de seis milhões de utilizadores e, nos últimos meses, têm estado a trabalhar na expansão do sistema.

Na Web Summit concretizou-se esse trabalho. Foi feita a primeira transferência internacional, com dois parceiros europeus: a Bancomat, de Itália, e a Bizum, de Espanha e Andorra. Um valor de 50 euros que circulou entre os três presidentes executivos, da presidente da SIBS para o presidente executivo da espanhola BIZUM, depois para o presidente executivo da Bancomat e depois os 50 euros de volta para a conta da líder da SIBS.

Esta foi uma experiência piloto, mas que a partir de janeiro de 2025 vai poder estar acessível entre Portugal, Espanha e Itália, assim os bancos de cada país preparem os seus sistemas para isso.

A SIBS abriu este caminho, garantindo todas as regras de segurança e códigos de conduta estabelecidos plo Banco Central Europeu. As entidades bancárias terão agora de fazer a sua parte e já há interesse por parte de outros parceiros para seguirem o mesmo caminho que agora foi trilhado por Portugal, Itália e Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.