Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05.
A+ / A-
Arquivo
COP27: uma desilusão para a União Europeia?

Casa Comum

​COP27: uma desilusão para a União Europeia?

30 nov, 2022


Num programa com Porfírio Silva (PS) e Pedro Duarte (PSD), olhamos para o desenlace da cimeira COP27, que acaba por ser uma desilusão para a União Europeia. A meio de uma crise energética/inflaccionista, saindo de uma pandemia, tudo era negativo para o contexto em que se realizou esta cimeira, defende Pedro Duarte. Porfírio Silva, por seu lado, diz que há uma perspectiva diferente entre África e os países industrializados. O fuindo de reparação para os países mais vulneráveis - uma proposta da UE - é um ponto positivo para o socialista, que lamenta ter ficado tudo adiado para a próxima COP.

A nível externo analisa-se também a contestação interna na China que vai crescendo em função da política “Covid-zero”.

No plano interno, a legislação da Eutanásia foi mais uma vez adiada, quando se esperava um desfecho na especialidade. Há mais de duas décadas que se debate o tema e parece nãpo estar perto de um fim. Pedro Duarte não é a favor da morte medicamente assistida e acha que a esmagadora maioria dos portugueses ainda têm muitas dúvidas sobre a matéria. À semelhança do líder do PSD, o social-democrata Pedro Duarte defende um referendo.

Porfírio Silva acha que todas as opiniões devem ser pesadas, mas não aceita que se referendem direitos fundamentais, como acha que é o caso. A ideia da liberdade pessoal de querer morrer não é aceite pelo socialista.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.