Siga-nos no Whatsapp
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Regionalização: o tempo certo para avançar

Conversas Cruzadas

Regionalização: o tempo certo para avançar

19 dez, 2021 • Sérgio Costa


Miguel Alves, Manuel Carvalho da Silva e Nuno Botelho na análise da atualidade.

“Este é o tempo de os partidos clarificarem o seu posicionamento sobre a criação de regiões”. Miguel Alves, reeleito presidente do Conselho regional do Norte, faz o apelo depois de o tema ter sido relançado no congresso da Associação Nacional de Municípios, e de António Costa ter apontado 2024 como o ano de referendo.

A necessidade de “olhar as diferentes regiões consoante as suas características e necessidades” é outros dos argumentos para a reforma que o socialista, e presidente da Câmara de Caminha considera ser o modelo para “garantir aos actores locais a capacidade de decidir” e “dar continuidade ao processo de descentralização”.

Será a regionalização a forma de tirar o país da estagnação económica? Há risco de criar novos centralismos? Lisboa perde ou ganha com a regionalização?

Questões para análise de Miguel Alves, Manuel Carvalho da Silva e Nuno Botelho. Em debate, ainda, o momento da justiça e a incapacidade de os partidos integrarem nas listas às legislativas personalidades exteriores ao universo partidário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.