02 out, 2023 • Nuno Moreira da Cruz
Paul Polman, ex-CEO da Unilever, é amplamente reconhecido pelos seus esforços na promoção de práticas de negócios sustentáveis e, durante o seu mandato na empresa, foi capaz de provar que as empresas podem ser lucrativas, enquanto lidam com as dimensões ambiental e social da sustentabilidade.
Hoje, esta realidade está a tornar-se cada vez mais clara, mas, em 2010, quando anunciou o Unilever Sustainable Living Plan (uma iniciativa ambiciosa que visava reduzir a pegada ambiental da empresa e aumentar o seu impacto social), esse movimento era tudo menos óbvio.
O plano incluía metas como a redução do impacto ambiental dos produtos da Unilever, a melhoria dos meios de subsistência dos pequenos agricultores e a promoção de práticas laborais justas em toda a cadeia de abastecimento.
Sob a liderança de Paul Polman, a Unilever tornou-se uma organização defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e, nas suas múltiplas declarações publicas, sempre enfatizou a importância de as empresas desempenharem um papel nos desafios globais, como a pobreza, a desigualdade ou as mudanças climáticas.
Sugestão de leitura
Está a crescer um novo conceito nos negócios, o “n(...)
Para além disso, o ex-CEO da Unilever tem posto o tema da ação climática como algo verdadeiramente prioritário e instou as empresas a assumirem um papel de liderança no combate às alterações climáticas. Fez sempre questão de enfatizar a necessidade de as empresas irem além das considerações de lucro de curto prazo e se concentrarem na sustentabilidade de longo prazo (que obviamente inclui a económica). Também o vimos muitas vezes defender práticas empresariais éticas, transparentes e governance corporativa responsável.
Neste contexto, Polman foi capaz ao longo da última década de inspirar muitos líderes a tornarem-se mais conscientes da necessidade de agir responsavelmente.
Com tudo isto em mente, é facilmente compreensível o privilégio que sentimos no Centro ao entrevistá-lo recentemente. Eis algumas das declarações que fez durante a conversa:
Paul Polman é um exemplo de liderança inspiradora e visionária. Conversar com ele faz com que se acredite verdadeiramente que o lucro, o planeta e as pessoas podem e devem viver em perfeita harmonia.
Nuno Moreira da Cruz é diretor executivo do Center for Responsible Business & Leadership da Católica Lisbon School of Business & Economics
Este espaço de opinião é uma colaboração entre a Renascença e a Católica Lisbon School of Business and Economics