Siga-nos no Whatsapp
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Como funciona um Governo por dentro?

Da Capa à Contracapa

Como funciona um Governo por dentro?

01 fev, 2022 • José Pedro Frazão , Ana Marta Domingues (produção)


Vem aí o XXII Governo Constitucional, escolhido em voto livre pelos portugueses. Com quatro décadas de governos de diferentes cores políticas, é possível entender que fatores fundamentais levam à escolha dos ministros e secretários de Estado?

Saber como funciona um Governo por dentro é o objetivo desta edição do Da Capa à Contracapa, em que são convidados o politólogo Pedro Silveira, professor da Universidade da Beira Interior e da Universidade Nova de Lisboa e autor do novo ensaio da Fundação Francisco Manuel dos Santos (“O Governo de Portugal), e Patrícia Silva, também autora da fundação e investigadora da Unidade de Investigação Governação, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.

Como se têm caracterizado as ligações dos governos aos partidos de origem e à sociedade civil? Que tamanho deve ter um Governo e que tipo de pastas são centrais na ação governativa? Como se coordenam os diversos ministérios e como é feita a ligação à Presidência da República e ao Parlamento?

Estas são algumas das perguntas às quais irão ser dadas respostas durante a conversa moderada pelo jornalista José Pedro Frazão.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos para debater os grandes temas da atualidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.