Siga-nos no Whatsapp
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Estamos preparados para grandes cheias e inundações?

Da Capa à Contracapa

​Estamos preparados para grandes cheias e inundações?

19 nov, 2024


Mário Silvestre, 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e José Luis Zêzere, geógrafo físico, professor catedrático do IGOT-ULisboa e Diretor do Centro de Estudos Geográficos, são os convidados.

As recentes inundações em Espanha colocaram a capacidade de resposta e prevenção de fenómenos extremos na agenda dos decisores ibéricos.

A aproximação do inverno e a ocorrência mais de fenómenos extremos de precipitação obriga a refletir sobre o nosso planeamento de emergência e ordenamento do território.

Mas é mesmo possível prever precipitações intensas e repentinas? De que forma podemos preparar o território para estes cenários? O que Portugal pode aprender com a tragédia espanhola? Descubra no programa Da Capa à Contracapa desta semana.

Os convidados são Mário Silvestre, 2.º Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, e José Luis Zêzere, geógrafo físico, professor catedrático do IGOT-ULisboa e Diretor do Centro de Estudos Geográficos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    20 nov, 2024 aldeia 08:49
    claro que não estamos.autorizam construcções onde não se deveria construir,não sabem que não se deve impermeabilizar terrenos e onde passam ou oassavam cursos de água, esta um dia volta a querer sair por qualquer lado,não se limpam rios, ribeiras,riachos etc perto de localidades,estão cheias de entulho,lixo,vegetação etc....nas grandes cidades, valetas,esgotos,sargetas etc deveriam ser limpas mais regularmente e não o são.as juntas de freguesia e as cameras municipais têm toda a culpa e responsabilidade por estas situações.mas ninguém quer saber......