Siga-nos no Whatsapp
Dar voz às causas
A caminho da Jornada Mundial da Juventude, uma rubrica e um podcast da Renascença em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para conhecer o trabalho desenvolvido pela SCML junto das instituições e dos jovens que apoia.
A+ / A-
Arquivo
Ep.3. Apartamentos de Autonomização. Um ensaio para a vida de jovens em transição

Dar Voz às Causas

Apartamentos de Autonomização. Um ensaio para a vida de jovens em transição

16 jun, 2023 • Filipa Ribeiro , Diogo Camilo


Pedro já saiu da casa que o preparou para a vida adulta, mas ainda faz a poupança que educadores da Santa Casa o ensinaram. Douglas está a estudar Gestão de Recursos Humanos e vive com o irmão mais novo. O diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, António Santinha, conta os jovens criam uma comunidade assentada no princípio da auto-ajuda.

Os 16 apartamentos da iniciativa Apartamentos de Autonomização da Santa Casa da Misericórdia dá casa a 50 jovens jovens sinalizados ou residentes em instituições, ajudando-os a prepararem-se para a vida adulta. Ao todo, a estrutura já ajudou mais de 200.

Em reportagem, o Dar Voz às Causas falou com Pedro, que viveu quase três anos numa casa em Alvalade e faz agora vida com o namorado, e com Douglas, que vive num apartamento em São Domingos de Benfica com o irmão mais novo e dois colegas de casa.

À conversa com Sónia Santos na Renascença, o diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, António Santinha, explicou quais os maiores desafios do projeto e como os jovens se ajudam na última fase de entrada para a vida adulta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.