18 jun, 2021 • José Bastos
Até que ponto estão as estruturas e condutas das organizações empresariais ligadas à produção de conteúdos têm tido condições para corresponder às necessidades objetivas das democracias modernas?
Esta é uma das várias perguntas a que procuram responder os investigadores Media for Democracy Monitor, MDM, conduzido sob a bandeira do Euromedia Research Group em 18 países de distintos continentes durante a primeira metade de 2020.
O MDM é um projeto de investigação que analisa a atividade dos media na relação mantida com a democracia. Já em 2011 investigadores das áreas das ciências da comunicação de 10 países apresentaram os seus relatórios de situação, baseado num conjunto pré-definido de indicadores.
Agora em 2020, especialistas de 18 países aplicaram os indicadores do projeto MDM a cada órgão nacional, atualizando esta avaliação da relação dos media com a democracia. A análise envolve uma década da nova era digital (2010/2019), mas não apenas um período da idade digital, mas também uma fração da fase inicial da ação disruptiva de uma pandemia como a Covid19.
Joaquim Fidalgo é o anfitrião em Portugal deste projeto MDM, professor da Universidade do Minho, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e a sua trajetória académica passou pela investigação da identidade profissional dos jornalistas, ética do jornalismo, novos media e regulação dos media, temas para reflexão neste Decidir Europa.
Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus