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Espaço do Consumidor - Cartões "contactless" - 28/09/2017

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Sabe o que é um cartão "contactless"?

28 set, 2017 • Fátima Casanova


Já olhou para o seu cartão bancário? E sabe se pode fazer pagamentos sem colocar o PIN?

Na hora de substituir o cartão, quando termina o prazo de validade, muitos bancos estão a enviar aos seus clientes cartões com uma nova tecnologia, que permite a leitura por aproximação. Chama-se Contactless, ou seja, sem contacto.

Conheça as características destes cartões:

  • Permitem a realização de operações de pagamento através da aproximação do cartão (menos de 4 cm), de um terminal de pagamento automático que possa receber pagamentos “contactless”.
  • Como medida de segurança, o emitente do cartão estabelece o valor máximo permitido para cada pagamento “contactless” e o valor global ou o número máximo de transacções “contactless” sucessivas, aceite sem inserção do PIN do cartão.
  • Em regra, o titular do cartão apenas pode efectuar um pagamento “contactless” se o valor da transação for inferior a 20 euros e se ainda não tiver atingido o valor acumulado de 60 euros.
  • Uma vez ultrapassados os limites, o titular só pode voltar a efectuar pagamentos “contactless”, depois de realizar uma nova operação com inserção do PIN.
  • Mesmo que o cartão seja “contactless”, o titular pode realizar operações sem recurso a esta tecnologia. Basta proceder como fazia habitualmente, com a inserção do cartão num terminal e validar a operação com o PIN.

Esta tecnologia é activada após a primeira utilização do cartão num terminal em que tem de ser inserido o código. Por isso, verifique se o seu cartão tem a tecnologia “contactless”.

O Banco de Portugal emitiu uma circular em que pede aos bancos que respeitem as boas praticas relativas à informação a prestar no âmbito da utilização de cartões de pagamento com a tecnologia de leitura por aproximação.

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  • CAMINHANTE
    28 set, 2017 LISBOA 22:18
    Tenho cartões "contactless".Não os solicitei nem fui informado sobre o que me era fornecido ( após termo de prazo dos anteriores). Até cartão Visa é contactless. Isto é um abuso por parte dos Bancos. Um cartão com a disponibilidade contacless só deveria ser fornecido com acordo ou solicitação do cliente. Não é isto que se está passar. Era Urgente que quem de direito acabase com esta prática abusiva e prepotente e quem não quisesse cartão contactlesse, fornecido sem seu acordo, deveria ter direito a entrega de outro, sem qualquer custo para o utilizador. Quem põem ordem nesta situação?