Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (06/07/2020)

EUROPA PARA QUE TE QUERO

Para que precisa a UE de uma presidência rotativa?

06 jul, 2020


Arrancou na semana passada, mais uma presidência rotativa, que dura seis meses. Desta vez é a Alemanha a governar a União Europeia durante meio ano. Em Janeiro, passa a pasta a Portugal. No programa de hoje, o correspondente da Renascença em Bruxelas explica o porquê de uma presidência rotativa a 27.

A presidência do Conselho da União Europeia muda a cada seis meses. Na prática, em cada semestre o país que assume a presidência dirige as reuniões dos ministros encarregados de cada sector. São os 27 (representados no Conselho) que aprovam a legislação europeia juntamente com os eurodeputados. Os Estados que assumem a presidência trabalham em estreita colaboração em grupos de três países (o que assumiu anteriormente a presidência, o actual e o próximo). Preparam uma agenda comum e traçam objectivos a longo prazo.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.