Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (28-09-2020)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

O Pilar Europeu dos Direitos Sociais

28 set, 2020 • Pedro Caeiro


Ursula von Der Leyen e António Costa reunem-se em Lisboa para falar dos planos de recuperação de Portugal e da UE, mas também para preparar a presidência portuguesa no primeiro semestre do próximo ano. Um dos grandes objectivos dessa presidência é a realização de uma Cimeira Social marcada para Maio, no Porto. Em cima da mesa, um plano de acção para o chamado Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

O primero ministro e a presidente da Comissao europeia reunem-se esta tarde no Palácio de São Bento em Lisboa. Ursula von Der Leyen visita António costa para debater e preparar dois temas: o combate à Covid19 e os planos de recuperação de Portugal e da UE, mas também a preparação da presidência portuguesa no primeiro semestre do próximo ano. Um dos marcos dessa presidência será a realização de uma Cimeira Social marcada para Maio, no Porto, e onde deve ser aprovado um plano de acção para o chamado Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

Foi em 2017 que os lideres europeus proclamaram este documento com 23 páginas, que define um conjunto de principios fundamentais e de direitos, um enquadramento que deve guiar as polticas dos Estados-membros em torno de 3 capítulos: igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabaljo, condições laborais justas e protecção social e inclusão, como explica o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.