Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (11/01/2021)

​EUROPA PARA QUE TE QUERO

Brexit leva a mexidas no Erasmus

12 jan, 2021 • Manuela Pires e Vasco Gandra


Olhando para o Brexit, há vários programas que vão sofrer alterações com a saída do Reino Unido da União Europeia. Um deles é o Erasmus, um programa da Comissão Europeia de intercâmbio de estudantes.

O Primeiro-ministro britânico decidiu abandonar este programa. Justificou a decisão com questões financeiras e anunciou um programa global para o substituir, que vai ter o nome do matemático e cientista da computação britânico Alan Turing. Este programa vai permitir aos estudantes britânicos frequentarem as "melhores universidades" de todo o mundo e não apenas da Europa.

Durante a presidência portuguesa da União Europeia vai ser lançado o novo programa Erasmus, que vai decorrer entre 2021 e 2027 e que vai ter quase o dobro do orçamento para chegar a mais 10 milhões de estudantes nos próximos sete anos. Este programa de intercâmbio entre universidades é, porventura, o melhor instrumento a favor da integração europeia e que, ao longo dos últimos anos, envolveu milhões de estudantes.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.