Siga-nos no Whatsapp
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Salário mínimo europeu: vamos todos ganhar o mesmo?

EUROPA PARA QUE TE QUERO?

Salário mínimo europeu: vamos todos ganhar o mesmo?

29 nov, 2021 • Vasco Gandra


Não se trata de fixar um salário mínimo idêntico em toda a União Europeia mas sim de criar um quadro legislativo europeu que assegure um nível mínimo de proteção dos salários em cada um dos 27 países. O objectivo é garantir aos trabalhadores um salário mínimo justo e adequado.

Assim, o salário mínimo deve assegurar a todos trabalhadores com contrato de trabalho ou uma relação laboral um nível de vida decente, de acordo com determinados critérios... por exemplo, incluir elementos como o poder de compra ou a taxa da pobreza.

A diretiva proposta pretende igualmente reforçar a negociação coletiva nos países em que esta cobre menos de 80% dos trabalhadores. Nesse caso, os Estados-membros devem tomar medidas para promover a negociação coletiva.

Ao mesmo tempo, mantém-se a competência nacional nesta matéria e a autonomia dos parceiros sociais para determinar os salários deverá ser respeitada.

As autoridades nacionais devem também garantir que os trabalhadores podem ser indemnizados se os seus direitos não forem respeitados. E, se for o caso, devem poder a receber a remuneração devida.

Para a Comissão e o Parlamento a futura diretiva representa um passo para reforçar a Europa social.

O direito a um salário mínimo adequado que garanta um nível de vida decente está aliás consagrado no Piliar Europeu dos Direitos Sociais.

Atualmente, 21 Estados-membros têm salários mínimos legais. Nos outros seis, os níveis salariais são determinados pela negociação coletiva.

No conjunto do bloco comunitário, o salário mínimo varia entre os 330 euros na Búlgária e os 2200 euros no Luxemburgo.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.