31 mar, 2023 • Fátima Casanova
Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser acusado por um crime na justiça norte-americana e deverá ser presente ao juiz na próxima terça-feira.
Nas últimas horas, Trump escrevia nas redes sociais que este era um caso de “caça às bruxas”, manifestando estranheza por nunca ter sido acusado antes e questionando o momento desta acusação, quando nos EUA já se começam a contar apoios para as eleições presidenciais do próximo ano.
Pode. Segundo a constituição americana, o candidato à presidência tem de ter nascido nos Estados Unidos, tem de ter o mínimo de 35 anos e viver no país durante pelo menos 14 ano, condições que Trump cumpre.
Por isso, não pode ser impedido de se candidatar à Casa Branca, mesmo com acusações no currículo.
Esta é a primeira vez que um ex- presidente dos Estados Unidos é formalmente acusado na justiça por um crime, que alegadamente praticou.
A justiça acredita que Trump pagou um suborno à atriz Stormy Daniels para que ela não revelasse que tinha tido uma relação com ele.
O pagamento, de cerca de 130 mil euros, terá sido feito por um dos advogados de Donald Trump, antes das eleições de 2016. Michael Cohen, que em 2018 foi condenado a três anos de prisão, disse na altura que o pagamento do silêncio da atriz foi feito a pedido de Trump, que sempre negou que tenha tido qualquer envolvimento com a atriz Stormy Daniels.
Agora, o tribunal de Nova Iorque quer determinar se o ex-presidente prestou declarações falsas sobre o pagamento feito e se violou as leis do financiamento de campanhas eleitorais, usando o dinheiro para outros fins. Donald Trump deverá responder por 34 crimes.
À partida, o facto de ser ex-presidente dos EUA não terá qualquer influência. A acusação que foi feita vai desencadear um processo criminal, que deverá funcionar como o de qualquer outra pessoa.
A primeira comparência em tribunal deverá acontecer no início da próxima semana e várias fontes falam que será na terça-feira.
Na primeira comparência em tribunal vão ser recolhidos os dados de Trump, como impressões digitais e também são tiradas fotografias.
Algum aparato. O estatuto de ex-presidente, que concorre à nomeação presidencial republicana, vai certamente introduzir segurança adicional, com a entrada em cena dos Serviços Secretos a par, claro, do departamento de polícia de Nova Iorque.
Donald Trump arrasta milhares de seguidores e o próprio tem apelado ao protesto, que já se fez ouvir nas ruas de Manhattan. Mas também há opositores de Trump que já se manifestaram, pedindo que deixe de mentir.