26 abr, 2023 • Anabela Góis
Há um novo sinal de trânsito que pode ser visto nas ruas.
Há muitos condutores que não sabem exatamente o que indica, nem para que serve.
O Explicador Renascença esclarece as dúvidas.
É um sinal retangular, com fundo azul, com o dezenho de duas câmaras pretas e duas riscas ao alto brancas.
Por baixo, aparece escrito “velocidade média”.
É o sinal H42 e indica que circulamos numa zona onde está instalado um sistema de radares que calcula o tempo e a velocidade média do automóvel, entre dois pontos, onde estão instaladas câmaras.
Sim, este sinal já lá foi instalado em setembro de 2021.
No entanto, só agora é que estão em testes os novos radares - que calculam a velocidade média e não instantânea - e que vão chegar a outros locais.
Ainda não se sabe um dia concreto.
A Autoridade de Segurança Rodoviária diz, apenas, que a data de entrada em funcionamento depende dos resultados obtidos.
O objetivo é reduzir a sinistralidade em estradas tradicionalmente perigosas, com muito acidentes ao longo de troços, e não apenas em pontos específicos onde é habitual o excesso de velocidade.
Pelo que os testes com estes novos radares e este novo sinal pretendem avaliar se, de facto, os condutores reduzem a velocidade, e se os acidentes também diminuem ou passam pelo menos a ser menos graves.
Serão 20 quando estiverem todos instalados e para já estão colocados 14.
É o caso da A3, na região do Porto, na A1 e na Nacional 109, em Coimbra, ainda na autoestrada do Norte, mas na zona de Santarém, na zona de Setúbal, na Nacional 378 e 4 radares no IC1.
Em Évora, na A6 e no IP2 e no IC1 em Beja.
Todos estes locais estão devidamente identificados com o tal sinal de trânsito H42 - velocidade média. Até porque estes sinais também têm um efeito dissuasor.
A ideia é que os condutores reduzam a velocidade e consequentemente o risco de acidente e a sua gravidade.
Sim. Quando o sistema estiver em funcionamento, o que deverá ser em breve, a Autoridade de Segurança Rodoviária promete divulgar o site onde a localização dos poderá ser consultada.
As multas relacionadas com o desrespeito do novo sinal de trânsito irão variar entre os 60€ e os 2.500€.
Só no ano passado, em Lisboa, os novos radares que foram instalados, identificaram cerca de 180 mil infrações. São quase quatro vezes mais do que no período antes da pandemia.
E foram quase 7 milhões de euros em multas, dá para comprar muitos radares.