Siga-nos no Whatsapp
Explicador Renascença
As respostas às questões que importam sobre os temas que nos importam.
A+ / A-
Arquivo
Mundial feminino de futebol. Portugal é uma das seleções favoritas?

Explicador Renascença

Mundial feminino de futebol. Portugal é uma das seleções favoritas?

20 jul, 2023 • Inês Braga Sampaio


​Arranca esta quinta-feira o Mundial feminino de futebol, na Austrália e na Nova Zelândia e Portugal marca presença pela primeira vez. O primeiro jogo acontece no dia 23 de julho frente aos Países Baixos.

Arranca esta quinta-feira o Mundial feminino de futebol, na Austrália e na Nova Zelândia e Portugal marca presença pela primeira vez. O Explicador Renascença explica-lhe o que precisa de saber.

Pela primeira vez participam 32 seleções. Quais são as seleções favoritas?

      As norte-americanas, que são bicampeãs do mundo. São elas as grandes favoritas. Estão no grupo de Portugal, tal como os Países Baixos, que as norte-americanas derrotaram na final em 2019. No entanto, as neerlandesas já não têm a mesma força de há quatro anos, porque vão competir sem a sua melhor jogadora, a avançada Vivianne Miedema, ausente por lesão.

De resto, a Inglaterra, campeã da Europa, tem aspirações, assim como a anfitriã Austrália. Também há a Espanha, com a base do Barcelona campeão europeu. A Alemanha, finalista vencida do Euro 2022, é outra séria candidata.

Depois, temos a Suécia, França, Japão, as campeãs olímpicas do Canadá. Ou seja, o que mais há são candidatos ao título mundial.

Então e Portugal?

      O objetivo da seleção nacional é passar aos oitavos de final. Portugal é teoricamente mais forte que o Vietname, por isso está como que obrigado a vencer o segundo jogo da fase de grupos. O jogo decisivo pode ser logo na estreia, diante dos Países Baixos, visto que o mais provável é mesmo que os EUA sejam uma das equipas apuradas para a fase a eliminar.

Desde quando é que o Mundial feminino existe?

      A versão oficial, sob a alçada da FIFA, começou em 1991, mas algumas seleções já organizavam campeonatos do mundo antes disso. O primeiro foi em Itália, em 1970. Um ano depois, no México, foi estabelecido o recorde não oficial de espectadores num jogo de futebol feminino: estiveram cerca de 110 mil pessoas a assistir à final entre o México e a Dinamarca.

E esse recorde pode cair neste campeonato do mundo?

      Não. Nem esse, nem o oficial, de 92 mil espectadores no estádio do Barcelona.

Como assim?

      Porque o maior estádio deste Mundial, o Estádio Austrália, tem capacidade para pouco menos de 76 mil pessoas. Ainda assim, já foram vendidos 1,4 milhões de bilhetes, um valor recorde. Já agora, um outro dado importante: é a primeira vez que um Mundial feminino teve um plano comercial independente e funcionou: receitas de 500 milhões de euros que cobrem os custos.

E quais são os nomes mais sonantes a que nós - pela televisão - e os adeptos neozelandeses - no estádio - temos de estar atentos?

      A avançada Jéssica Silva é a jogadora portuguesa mais popular lá fora. Passou pelo Lyon, pela cotada Liga norte-americana e agora está no Benfica. Atenção também à média Tatiana Pinto, que ao que a Renascença apurou é pretendida por clubes como o Arsenal, Manchester United ou o Paris Saint-Germain. Andreia Jacinto, também no meio-campo, de apenas 21 anos, é uma das estrelas da Real Sociedad, de Espanha, e os adeptos esperam que Kika Nazareth, do Benfica, recupere a tempo do primeiro jogo.

E como é que podemos acompanhar os jogos de Portugal?

      Os jogos da seleção nacional terão acompanhamento ao minuto em www.rr.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.