12 set, 2023 • Hugo Monteiro
É a estratégia anunciada pelo ministro da Administração Interna para melhorar as estradas onde há mais acidentes rodoviários - as obras vão ser pagas com o dinheiro das multas referentes a infrações detetadas pelos novos radares de velocidade.
Desta vez, além do controlo instantâneo, alguns dos novos aparelhos vão medir a velocidade média - uma nova tecnologia em Portugal. Os novos radares que em funcionamento juntam-se aos 61 já existentes. São da responsabilidade do projeto Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO).
O Explicador Renascença explica ao mais ao pormenor como é que este controlo vai funcionar.
Pelo menos em parte. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, explica que parte da receita desse controlo de velocidade vai financiar a remoção dos chamados pontos negros nas estradas - sejam elas estradas nacionais, vias municipais ou locais. O Governo prevê aplicar esses fundos nos contratos locais de segurança rodoviária, assinados com os municípios, para que as autarquias possam investir na remoção desses obstáculos, que contribuem para a sinistralidade. No ano passado, a verba resultantes das multas por excesso de velocidade foi cerca de 26,3 milhões de euros.
A conta ainda não está feita. Certo é que os novos radares entraram em funcionamento a 1 de setembro - tanto os radares de controlo instântaneo, como os de velocidade média. Só nas primeiras 24 horas, o número de infrações detetadas superou o habitual: foram registadas seis mil contra ordenações. São infrações cuja multa pode chegar aos 2.500 euros.
Não necessariamente. Primeiro, a localização exata de todos os novos radares encontra-se disponível no site da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Para além disso, os radares estão devidamente sinalizados nas estradas onde estão instalados - sejam eles os radares de controlo instantâneo, sejam os de velocidade média.
São 12 radares de controlo de velocidade média que estão a funcionar nas estradas portuguesas. Ao contrário dos radares convencionais - que registam a velocidade a que circula determinado veículo no momento em que passa por aquele local - os radares de velocidade média fazem o cálculo da velocidade média a que seguiu determinado veículo entre dois pontos. Ou seja, mede o tempo que o veículo demora a percorrer uma determinada distância. E digo-te que estes novos radares estão instalados em quatro autoestradas - A1, A25, A3 e A42 - três estradas nacionais - EN10, EN109 e EN211 - e dois itinerários complementares - IC19 e IC2.